Hoje, 31 de Maio celebra-se o 161º aniversário do nascimento de Petri (1853), que faleceu a 20 de dezembro de 1921 (com 68 anos).
Este bacteriologista (cientista especializado no estudo de bactérias) alemão formou-se em medicina, foi médico militar e posteriormente foi assistente de outro cientista muito famoso - Robert Koch (considerado o fundador da moderna bacteriologia).
Se fizerem um pequeno esforço de memória hão-de lembrar-se deste nome... e tem a haver com as aulas de Ciências Naturais.
É isso mesmo... as placas ou caixas de Petri, que usamos em atividades experimentais, foram inventadas em 1877, quando trabalhava no Kaiserliches Gesundheitsamt (Gabinete Imperial de Saúde) em Berlim, já como assistente do outro famoso bacteriologista, também alemão (Koch).
Para além das placas (constituídas por duas partes - uma base e uma tampa), este cientista também "desenvolveu a técnica de cultura em ágar para purificar ou clonar colónias de bactérias derivadas de uma única célula".
O agár (também conhecido por ágar-agar ou agarose) é um gel, de cor creme, obtido a partir de algas marinhas vermelhas, que absorve água numa quantidade de cerca de vinte vezes o seu peso, e que na sua composição tem para além de hidratos de carbono, proteínas, sais minerais e fibras, tornando-se um meio propício ao desenvolvimento dos microorganismos.
Nas imagens seguintes podem ver o processo de inoculação (sementeira do microorganismo a estudar), a "enxada" para semear - a ansa (segunda imagem) e vários tipos de microorganismos (bactérias, fungos...) que se desenvolveram nas caixas de Petri. Em algumas caixas o ágar surge colorido e isso deve-se à adição de outras substâncias (mais favoráveis ao desenvolvimento de determinados tipos de microorganismos).
Para a identificação de cada microorganismo, o cientista recorre a chaves dicotómicas, tendo que atender à forma do relevo, à cor, à margem da mancha (colónia de microorganismos)...
Fonte consultada:
- Wikipédia (Julius Petri, ágar)
Fotos - pesquisa web por caixas de Petri
Sem comentários :
Enviar um comentário